segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O que são os Indíces INCC E IGPM? Quando são aplicados? Como são calculados?

      Elaborado pela Fundação Getúlio Vargas, afere a evolução dos custos de construções habitacionais. É uma estatística contínua, de periodicidade mensal para os 18 municípios das seguintes capitais de estados do país: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória. O índice nacional é levantado pela FGV desde Janeiro de 1944.

             Os índices de custos da construção estão subdivididos em residenciais e obras públicas de engenharia civil ou infra-estrutura. Os principais índices, específicos para construções residenciais, são: Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), Índice de Custo da Construção do Rio de Janeiro (ICC-RJ) e Índice de Edificações.

  • Índice Nacional de Custo da Construção (INCC)

É um dos três itens que compõem o Índice Geral de Preços (IGP), representando 10% do índice. Sua divulgação teve início em fevereiro de 1985, como resultado do encadeamento da série do Índice de Custo da Construção - Rio de Janeiro (ICC-RJ), mais antiga, com a série do Índice de Edificações, mais abrangente geograficamente.


Como nos demais componentes do IGP, também é apresentada a versão do INCC para o mercado (INCC-M), que é calculado entre os dias 21 do mês anterior ao dia 20 do mês de referência (O INCC é calculado entre o primeiro e o último dia do mês civil)

      É utilizado para reajustar o valor dos imóveis mensalmente durante sua construção, conseqüentemente, as parcelas a serem pagas durante a construção sofrem este reajuste mensal.


IGPM – INDICE GERAL DE PREÇOS DE MERCADO


IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) - Calculado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), sua coleta de dados é efetuada entre o dia 21 do mês anterior ao dia 20 do mês de referência.


É formado por três taxas:

 - Índice de Preços por Atacado (IPA) - que corresponde a 60% do IGP-M;
- Índice de Preços ao Consumidor (IPC) - que responde por 40% do IGP-M total;
-Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) - que é 10% do IGP-M. 
A cada decêndio (Período de 10 dias) do período de coleta ocorrem divulgações de prévias. O IGP-M foi criado com o objetivo de se possuir um indicador confiável para as operações financeiras, especialmente as de longo prazo, sendo utilizado para correções de Notas do Tesouro Nacional (NTN) dos tipos B e C e para os CDB pós fixados com prazos acima de um ano.

O IGPM é utilizado também como taxa de juros no financiamento imobiliário junto as construtoras, que na maioria das vezes cobram a taxa de IGPM + 1% ao mês, após a entrega do imóvel.

0 Comentários - Comente Aqui:

Postar um comentário

Comente Aqui.