segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Comprei um imóvel como investimento. Quando devo vendê-lo?



Antes de responder esta pergunta, devo dizer quando você NÃO deve vendê-lo! A resposta é: Nunca venda seu imóvel antes de ele ser entregue.
Salvo raríssimas exceções nas quais o imóvel é supervalorizado pelo mercado, e é vendido por completo rapidamente. Dessa maneira se consegue ganhar um ágio encima do valor de compra, mas mesmo assim, é muito difícil que esse ágio seja tão alto quanto a valorização real do imóvel após sua entrega.
Um imóvel se valoriza baseado em alguns fatores (pode se desvalorizar também): Evolução do INCC durante a obra, aspectos macroeconômicos, credibilidade da construtora, aspectos de infra-estrutura ao redor do imóvel, e o principal: evolução da obra!
Você compraria um imóvel de uma construtora que não tem credibilidade no mercado, numa rua esburacada, longe de tudo escura e perigosa, em meio a uma crise na sua empresa, sem saber se terá condições de pagar o financiamento e com o imóvel sem ter sido entregue ainda? Creio que não!
Assim funciona o mercado imobiliário. Quanto mais estes fatores que citados acima estiverem em sintonia, o imóvel mais irá se valorizar.
Muito maior a possibilidade de você vender um imóvel pronto, e em pleno funcionamento (condomínio, vias de acesso, vizinhos, etc.) do que você vender um imóvel ainda sem o seu funcionamento estar completo.
Além disso, após a entrega do imóvel por parte da construtora e a liberação da prefeitura (Habite-se), aumenta-se consideravelmente o número de potenciais clientes, com a possibilidade do financiamento bancário e do consórcio.
Outro detalhe em relação á venda do imóvel, é que, se você comprou o mesmo a título de investimento, seria interessante que quitasse tudo antes da venda, assim teria um retorno mais real do dinheiro pago, pois se, por exemplo, só pagou 20% do valor do imóvel, só terá o retorno encima destes 20% pagos. Não é tanta vantagem assim.

Dicas:

- Analise bastante as possibilidades de valorização do imóvel antes de comprá-lo.
- Nunca venda o mesmo, antes de ele ter sido entregue e o habite-se expedido pela prefeitura.
- Quite, ou pague tanto quanto puder do imóvel antes de vender. E tente pagar a menor quantidade de juros possível, assim aumenta a margem de lucro.
- Não tenha pressa na hora da venda. Se tiver pressa, poderá não fazer um bom negócio.

0 Comentários - Comente Aqui:

Postar um comentário

Comente Aqui.