segunda-feira, 4 de julho de 2011

Condomínio: barulho excessivo é o problema que mais incomoda os condôminos

Morar em um condomínio, em alguns casos, traz mais segurança ao morador, mas viver em uma comunidade exige certas condutas para não incomodar o vizinho.

De acordo com o levantamento da Lello Condomínios, 40% das multas aplicadas contra moradores de condomínios na cidade de São Paulo são referentes ao excesso de barulho após as 22h e aos finais de semana. “O barulho em excesso, fora do horário permitido e aos finais de semana, é passível de multa, por exemplo. Apesar de estar dentro de casa, o condômino não tem o direito de perturbar o sossego dos demais”, afirma a gerente da Lello Condomínios, Angélica Arbex.

Outro problema são os palavrões, que podem ou não serem passíveis de multa, mas, neste caso, é o regimento interno do condomínio que decidirá sobre a questão. “De todo modo é importante ressaltar que a aplicação de multas deve estar prevista na normatização interna de cada condomínio, conforme o previsto no regimento interno, porém, os moradores podem questionar multas que considerarem abusivas”, explica a gerente.

Estacionar fora da vaga demarcada ou em espaços destinados aos visitantes também são motivos de multas. Além disso, mesmo os condomínios que permitem animais também podem ter reclamações, seja por sujeira ou latidos constantes durante o dia de trânsito dos animais. “Normalmente são passíveis de multa a não observação de regras previstas no regimento interno, como não carregar o animal no colo ou não recolher a sujeira do animal em áreas comuns”, comenta a gerente.

Mau cheiro
Um dos problemas que mais geram discussão nos condomínios é relativo ao cheiro dos apartamentos vizinhos. Por serem difíceis de provar qualquer tipo de infração, os próprios condôminos acabam abordando o responsável pelo problema. “É uma questão difícil de provar, pois o ônus da prova sempre é do acusador. Mas o importante é que o síndico seja acionado para dialogar com os condôminos, sempre de forma amigável, e buscar um entendimento”, aconselha Angélica.

Para evitar possíveis desentendimentos, o síndico sempre deve ser acionado, pois qualquer discussão mais acalorada também poderá gerar multa. “A reclamação direta a outro morador não é recomendável, a não ser que os vizinhos se conheçam e tenham uma boa relação. O síndico e, em alguns casos, o zelador devem ser acionados para intermediar eventuais conflitos entre vizinhos”, completa a gerente.

Em certas situações, o problema dentro do condomínio pode se transformar em um assunto para os órgãos públicos, como no caso de mau cheiro excessivo dos animais. “Não é um problema só do condomínio, mas passível de acionamento da vigilância sanitária e órgãos de proteção animal”, explica a gerente geral de Condomínios da Itambé Planejamento e Administração Imobiliária, Vânia Dal Maso.

Outro caso frequente de problemas que podem se tornar casos para órgãos competentes são os idosos que moram sozinhos e já não possuem as condições necessárias para se cuidarem sem a ajuda de outra pessoa. ”Estes apartamentos muitas vezes exalam mau cheiro e, neste caso, o estatuto do idoso pode ser usado para acionar a família”, conta Vânia.

Muitos dos problemas por causa de cheiro podem ser evitados. De acordo com Vânia, usar depurador de ar enquanto estiver cozinhando, fazer uso de neutralizador de odores depois de fumar e manter a porta fechada toda vez que estiver fumando ou cozinhando são práticas simples, mas que podem evitar desentendimento entre vizinhos. “Sempre que estiver com dúvidas é importante que o condômino procure o síndico, pois o cheiro que é bom para um, pode não ser para o outro”, completa.

Para Angélica, o respeito é a base do bom relacionamento nos condomínios. “Recomendamos que os condôminos observem atentamente o disposto na convenção e no regimento interno do condomínio e, em caso de dúvidas, consultem o síndico. É importante que as pessoas compreendam que a vida em coletividade exige o cumprimento de certas regras, além de cordialidade e respeito para com os demais moradores”, finaliza.


0 Comentários - Comente Aqui:

Postar um comentário

Comente Aqui.