quinta-feira, 14 de abril de 2011

Ventiladores comercializados terão de se adaptar às exigências do Inmetro

Os fabricantes e importadores de ventiladores de mesa, coluna e circuladores de ar terão até abril de 2012 para se adaptar aos novos requisitos técnicos determinados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

Em portaria que regulamenta as exigências de segurança para os produtos, o instituto proibiu integralmente a comercialização de produtos que não atenderem à regulamentação a partir de outubro de 2013.

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) havia realizado testes com seis modelos de ventiladores de mesa disponíveis no mercado brasileiro. A instituição seguiu as normas ABNT e atestou irregularidade em todo os produtos.

Entre os perigos potenciais identificados, estavam pegar fogo, dar choque devido ao fácil acesso à fiação do motor, tombamento, fácil acesso ao mecanismo de oscilação (dispositivo que confere movimento ao aparelho) e hélices não protegidas devidamente.

Energia
Além da segurança no uso, a mesma portaria determina que os ventiladores começarão a apresentar a ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia). A etiqueta dá uma "nota" de A (mais eficiente) a D (menos eficiente) aos produtos, conforme seu consumo de energia. A etiquetagem já ocorre com ventiladores de teto desde 2008.

A coordenadora executiva do Idec, Lisa Gunn, considera a regulamentação das exigências de segurança e a informação sobre a eficiência uma vitória. "O consumidor deve levar para casa produtos seguros e ter informação sobre a eficiência energética para poder escolher produtos que consumam menos energia elétrica", afirma.


0 Comentários - Comente Aqui:

Postar um comentário

Comente Aqui.