sexta-feira, 11 de março de 2011

Tremor no Japão equivale a milhares de bombas de Hiroshima

O terremoto que atingiu o Japão, com grau de 8.9 de intensidade na escala Richter, tem uma magnitude comparável a milhares de bombas atômicas de Hiroshima, de acordo com um especialista em sismologia da Universidade de São Paulo. Um evento com essa força ocorre, em média histórica, uma vez a cada cem anos, explica o professor Marcelo Assumpção, do Instituto de Astronomia, Geofísica
e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. Além da imprevisibilidade, não há constância na ocorrência e um tremor dessa magnitude pode tardar até 300 anos ou pode ocorrer diversas vezes em um período curto de tempo. 

Nessa magnitude, deve ser equivalente a milhares de bombas de Hiroshima. Esse foi o quarto ou quinto maior terremoto dos últimos cem anos. Toda a borda do pacífico tem terremotos, mas eles não podem ser previstos. Em média, o Japão tem um tremor de magnitude 8 uma cada vez a cada 5 a 10 anos. Dessa magnitude que ocorreu hoje, a média é uma vez a cada cem anos. Mas é algo que pode passar 300 anos e não ter, e de repente ter vários em pouco tempo. Não é previsível _ disse Assumpção.

Segundo o professor, as ondas que atingiram a costa japonesa após o tremor _o tsunami ocorreu porque o epicentro do terremoto foi no mar_ chegaram a 10 metros de altura. A expectativa é de que as ondas cheguem na costa do Chile com cerca de um metro de altura, mas a amplitude pode variar de acordo com o local da costa ou características do fundo do mar.
 
Quando ocorre o terremoto embaixo da água, o fundo oceanico se levanta de um a dois metros. Toda a água daquela região se levantou, instantaneamente. Em seguida, ela vai se esparramando e forma uma onde e atravessa o Pacífico inteiro. Perto do Japão, foram medidas ondas de dez metros. No Chile, na madrugada de amanhã cedo, deve chegar com um metro. Na Califórnia, foi dado o alerta para evacuar as áreas de praia, onde as ondas também devem chegar com 1 metro. A estimativa é preliminar, depende da irregularidade da costa e do fundo oceanico. Podem variar de dois a três metros _ explicou o professor. 

Fonte: Exame.com

0 Comentários - Comente Aqui:

Postar um comentário

Comente Aqui.