quarta-feira, 9 de março de 2011

Consumo consciente deve ser ensinado desde a infância

Educar os filhos  não é tarefa fácil. Quando o assunto em questão é dinheiro, fica um pouco mais difícil, mas não impossível. E um dos itens que devem entrar na agenda dos pais é se eles estão criando crianças conscientes de seu consumo. Você já parou para pensar nisso?

De acordo com o educador financeiro Álvaro Modernell, consumidor é toda pessoa, seja criança ou jovem, seja adulto ou idoso, que compra alguma coisa ou contrata algum serviço. “E consumidor consciente é aquele que conhece e exerce os seus direitos de cidadão”.

Mas, além de conhecer os direitos – contidos no CDC (Código de Defesa do Consumidor) -, as pessoas devem saber dos seus deveres como consumidores, o que deve ser transmitido para as crianças desde cedo, para não se tornarem adultos endividados.

Os 10 mandamentosConfira, abaixo, os dez mandamentos do consumidor infantil consciente, elaborados por Modernell, e analise se você está transmitindo esses valores para os seus filhos:
  1. Valorize e aproveite bem a mesada;
  2. Aprenda a escolher, já que não se pode ter tudo o que se quer;
  3. Use e cuide de tudo o que ganhou ou comprou;
  4. Doe a quem não tem aquilo que não serve ou que não quer mais;
  5. Pense duas vezes antes de comprar ou gastar;
  6. Não gaste tudo o que tem;
  7. Não desperdice, principalmente recursos naturais;
  8. Guarde sempre um pouco para o futuro;
  9. Não julgue as pessoas pelo que vestem ou possuem;
  10. Conheça seus direitos, que estão no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), no CDC e na DUC (Declaração Universal dos Direitos da Criança).
Fonte: InfoMoney

0 Comentários - Comente Aqui:

Postar um comentário

Comente Aqui.