quarta-feira, 2 de março de 2011

Como planejar um espaço confortável para assistir à televisão?


Em quase toda casa brasileira, a televisão ocupa um local de destaque e reúne as pessoas. Praticamente toda sala tem um aparelho de TV ligado durante um longo período do dia. E, com o avanço tecnológico, assistir à televisão é cada vez mais prazeroso. Mas o conforto não depende apenas da TV. O ambiente deve ser decorado adequadamente, com distâncias respeitadas, com uma boa escolha de móveis e revestimentos e, sobretudo, com a disposição correta. Abaixo, algumas dicas para deixar sua sala mais gostosa.

  • Sofás com chaise funcionam bem em espaços exclusivos para assistir à televisão. Numa sala de estar convencional, o projeto deve ser dinâmico, com sofás, mesa de centro e poltronas. Um pufe rígido pode servir de apoio para os pés e para copos (desde que apoiados em uma bandeja). Sofás retráteis são uma boa escolha para quem gosta de conforto. Apenas tome cuidado com o desenho do móvel. Nem sempre os mais confortáveis são os mais bonitos.
     
  • Tapetes são obrigatórios em ambientes com televisão. Além de deixarem o espaço mais aconchegante, melhoram a acústica. O mesmo vale para as cortinas.
     
  • Use cores aconchegantes em espaços de home theater. Tabaco ou tons escuros de verde, cinza ou azul são excelentes opções. Fuja dos verdes e azuis muito claros e das cores cítricas.
     
  • A iluminação em ambientes com TV deve ser indireta. Se possível, use abajures e luminárias com dímer (dispositivo que regula a intensidade da luz). Pendentes e peças com lâmpadas direcionadas aos usuários devem ser evitadas.

     
  • Móveis planejados para determinados aparelhos são interessantes. Mas lembre-se de que a tecnologia muda rapidamente. Gastar muito dinheiro com isso pode não ser boa ideia. Aparelhos sem fio e TV via internet serão o futuro do entretenimento doméstico. O ideal é privilegiar a conexão entre computadores, celulares e televisão.
     
  • A altura perfeita para qualquer televisão é aquela cujo centro da tela fica na altura dos olhos dos espectadores. Aparelhos altos, além de serem esteticamente estranhos, não são confortáveis para o uso.
     
  • Gosto de televisão fixa na parede. Para isso, é preciso fazer uma pequena obra para embutir os cabos. O ideal é ter duas caixas a 1,1 m do piso, por onde passarão os fios que conectam a TV com os aparelhos, e onde a própria televisão é ligada à rede elétrica. O conduíte para esses cabos deve ter, no mínimo, 1,5 polegada, já que o cabos são muitos e cada vez mais grossos.
     
  • Se você planeja comprar ou encomendar sob medida um móvel para a televisão de sua sala, não exagere. Recomendo um aparador com 40 cm de profundidade e 50 cm de altura. O melhor móvel é aquele com nichos para aparelhos (receivers, Blu-rays e DVDs) e gavetas na parte inferior, onde serão guardados DVDs, cabos, manuais e mantinhas.
     
  • Móveis prontos com painéis para esconder os cabos podem ser uma alternativa para quem não quer fazer uma obra em casa. Mas cuidado com o design dessas peças, quase sempre pesadas e de mau gosto.
     
  • Para quem adora telas gigantes, cuidado! É preciso ter uma sala adequada para aproveitar os benefícios de uma TV de grandes dimensões. Existe uma regra simples para calcular a distância entre a TV e o espectador: a distância mínima deve ser igual à altura da tela multiplicada por dois. Para saber a distância máxima, multiplique a altura da tela por 2,5. Por exemplo: se a tela mede um metro, ela deve estar, no mínimo, a dois metros de distância de quem assiste e, no máximo, a dois metros e meio.
     
  • A resolução do aparelho também influencia na distância perfeita a que o espectador deve ficar. Mas, em linhas gerais, para TVs de 32, 40 e 50 polegadas, as distâncias recomendadas são 2, 2,5 e 3,20 metros, respectivamente.
Fonte: Uol / Veja as imagens AQUI

0 Comentários - Comente Aqui:

Postar um comentário

Comente Aqui.