sábado, 12 de fevereiro de 2011

Alugar é mais caro do que financiar


Estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que as famílias que gastam com aluguel comprometem quase o dobro do que aquelas que financiam imóveis. Com base nos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2008/2009, o instituto mostra que, em média, o brasileiro destina 12% da renda familiar para o aluguel. Já as despesas com a prestação da casa própria representam 7% do orçamento de quem financia.
Segundo Pedro Carvalho, pesquisador do Ipea, atualmente é mais barato financiar do que alugar um imóvel.
– Nos contratos de financiamento há uma proteção maior contra a especulação imobiliária. Os contratos de aluguéis são revistos a cada 30 meses com valor de mercado – disse Carvalho.
O pesquisador citou ainda o fato de que normalmente os contratos de aluguel são atrelados ao Índice Geral de Preços ao Mercado (IGP-M). “O crescimento do preço dos imóveis, intensificado a partir de 2008, foi muito maior que o da TR (Taxa Referencial), que indexa a maioria dos contratos de financiamento imobiliário. Com isso, os mutuários do SFH (Sistema Financeiro da Habitação) estão protegidos contra bolhas nos preços dos imóveis que os arrendatários não estão”, afirma o estudo.
De 2002 a 2008, o percentual de famílias que pagam aluguel subiu de 12,9% para 17% dos domicílios. A pesquisa destaca que os custos elevados com despesas como seguro fiança e depósitos representam uma barreira à entrada no mercado de locação formal.

Fonte: Pense Imóveis

0 Comentários - Comente Aqui:

Postar um comentário

Comente Aqui.