segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

2010, um ano Excepcional

Carlos Hiram - Presidente do SECOVI-D
O mercado imobiliário teve um desempenho excepcional em 2010 tendo como cenário uma economia estabilizada advinda do ano anterior.

Entre os fatores que contribuíram para esse mercado extremamente favorável, podemos citar:

O “embrião”, a pequena semente que iniciou todo esse processo, a Lei 9.514/97 – que tratou da alienação fiduciária de bem imóvel. Essa lei trouxe segurança jurídica para os contratos de financiamento imobiliário. A partir de então, as instituições financeiras se sentiram mais seguras e atraídas para atuar nesse campo.

O cenário de estabilidade econômica e política, a redução dos juros, a diminuição dos desequilíbrios nos contratos, além da demanda aquecida por imóveis, fomentou a participação dos bancos privados e públicos. Esses bancos passaram a oferecer um custo de financiamento menor, com processos menos burocráticos, com maior diversidade de condições de financiamento e prazos maiores.
Merece também importante destaque, o programa “Minha Casa, Minha Vida” que faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento, o PAC, que através de uma política coordenada com subsídios nos financiamentos imobiliários para a população de baixa renda com juros menores, facilitadores de crédito e a redução do valor real dos imóveis adquiridos, incluiu uma grande massa da população que fazia parte de um quase insolúvel déficit habitacional, em demanda efetiva com capacidade de compra.

A construção civil continuou estimulada, houve geração de empregos e incremento de renda em uma classe da população que passou a consumir mais.

De forma sucinta, é esse panorama que nos trouxe ao excepcional momento do setor de imóveis no país, particularmente, no Distrito Federal que deve fechar este ano com um VGV - Valor Geral de Vendas - de 6 bilhões de reais para imóveis novos superando o VGV de 2009 que ficou em 4,3 bilhões.

Vale lembrar, que com toda a expansão do crédito habitacional ainda não chegamos a 4% do PIB nacional. Em economias mais amadurecidas, esse volume é da ordem de 100%. Nós estamos apenas iniciando uma nova forma de se comprar e vender imóvel no Brasil, que é através do financiamento habitacional.

Diante do exposto, a expectativa do setor imobiliário para 2011 a 2014 é bastante positiva, haja vista também a proximidade da Copa do Mundo que alavancará os investimentos no país. Comparado com todos os estados da Federação, o DF é o 2º maior mercado em valores vendidos, posição alcançada em 2009, que será facilmente mantida em 2010.
 

0 Comentários - Comente Aqui:

Postar um comentário

Comente Aqui.