sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Preço do aluguel no Rio de Janeiro tem alta de 50%

O preço do aluguel no Rio de Janeiro subiu 50% no primeiro semestre de 2011 em algumas regiões, apresentando alta média entre 30% e 40%. O aquecimento do mercado imobiliário no estado foi estimulado pelos financiamentos dos programas habitacionais do governo federal e pelos eventos esportivos, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que estão levando os imóveis do Rio a registrar valorização expressiva.

De acordo com a Agência Brasil, o diretor de locação do Creci-RJ (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro), Carlos Samuel, informou que o estado passou por um longo período de falta de investimento no setor, além das condições de financiamento que não eram ideais.

Segundo Samuel, o aquecimento verdadeiro do mercado começou há cerca de cinco anos, quando o governo federal mudou a postura com relação ao financiamento e ao direcionamento de verbas para construção civil, o que levou uma quantidade maior de pessoas às compras, com prazos maiores e melhores de condições de pagamento.
 
Cenário
 
O baixo estoque de imóveis disponíveis para locação e a elevada procura também explicam a elevação. Além disso, a falta de oferta faz com que o preços dos imóveis cresçam na cidade.

Para o Creci-RJ, o cenário tende a ser de estabilidade no segundo semestre. “Para o primeiro semestre de 2012, acredito que haverá efetiva estabilização de preços, principalmente na área de locação, porque, até o fim do ano, haverá a entrega de 20 mil unidades habitacionais no Rio”, afirmou Samuel.

Por outro lado, para o vice-presidente da Ademi-RJ (Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário), Rubem Vasconcelos, a valorização dos imóveis vai continuar. Segundo ele, o crescimento esta transformando o Rio em grande atração para investidores de outro lugares. “O Rio de Janeiro está resgatando aquilo que sempre foi: a capital turística do Brasil”, explicou Vansconcelos.

Para ele, o preço do aluguel esta ligado ao preço do imóvel, ou seja, se o preço do imóvel aumenta, a tendência é que o valor da locação também aumente.
 
Estrangeiros no Brasil
 
De acordo com o diretor do Creci-RJ, o estado vem atraindo a atenção não só de investidores internacionais, mas também de estrangeiros que querem comprar ou alugar imóvel para morar.

A Imobiliária Judice & Araújo registrou alta de 150% do investimento de estrangeiros em imóveis no Brasil, com destaque para cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Os clientes internacionais já representam 30% das vendas da imobiliária e movimentaram um valor de R$ 25 milhões nos primeiros cinco meses do ano.

Segundo a assessoria de imprensa da imobiliária, franceses, ingleses, americanos e chineses são os mais interessados em comprar imóveis na capital fluminense.


0 Comentários - Comente Aqui:

Postar um comentário

Comente Aqui.