quarta-feira, 8 de junho de 2011

Morador pode arborizar a rua plantando árvore na calçada de casa

Caminhar em ruas arborizadas é mais agradável do que em bairros com muito cimento. Apesar da grande aceitação dessa máxima, moradores e condomínios de áreas cinzentas parecem se esquecer de que a calçada é de sua responsabilidade.

Todo proprietário pode plantar uma árvore no passeio público em frente a sua casa. Para isso, basta seguir as regras da prefeitura. 

A calçada precisa ter, no mínimo, 1,6 m de largura para receber uma muda. Desse espaço, 1,2 m deve ser preservado para a circulação de pedestres.

A dimensão da espécie escolhida deve estar adequada à largura da calçada.

"Em calçadas, como geralmente o espaço é limitado, o indicado é optar por árvores de pequeno e médio portes, para evitar que raízes quebrem o piso e copas atinjam o poste", diz a paisagista Juliana Kallas, da Kallas+Mardegan Arquitetura Paisagística.

Para evitar erros, a Prefeitura de São Paulo distribui gratuitamente mudas para o ambiente urbano. A solicitação pode ser feita em um dos parques municipais da cidade, onde são doadas espécies nativas como aroeira pimenteira; ipê amarelo; manacá-da-serra; quaresmeira; pau-formiga; ipê roxo; aroeira salsa, dedaleiro; pata-de-vaca e pau-viola.

Serviços de plantação, poda ou remoção de árvores podem ser solicitados pessoalmente nas praças de atendimento da prefeitura ou pelo telefone 156. 

Saiba mais na página da Prefeitura.  

Fonte: Folha.com

0 Comentários - Comente Aqui:

Postar um comentário

Comente Aqui.