quinta-feira, 7 de abril de 2011

O que fazer ao ficar preso no elevador

Uma queda de energia repentina pode deixar pessoas presas no elevador. Se algum dia você se encontrar nesta situação, nunca tente sair sozinho, pois isso coloca a sua vida em risco. Lembre-se que somente os técnicos de manutenção do equipamento, o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar podem fazer o resgate.

Sua primeira ação ao perceber que está preso no elevador deve ser usar o interfone para avisar a portaria sobre o problema, para que o porteiro ou responsável entre em contato com os técnicos de manutenção. Não aceite ajuda de pessoas que não sejam qualificadas para lidar com a situação.

Segundo a Atlas Schindler, empresa fabricante de elevadores, o ambiente interno dos equipamentos é seguro e não há risco de falta de ar. Para facilitar o socorro, o profissional do condomínio precisa identificar em qual andar o elevador está parado, chamar o técnico ou órgão responsável para realizar o resgate e verificar se a chave de abertura da porta está em um local seguro com acesso somente a pessoas autorizadas e capacitadas.

Em dias chuvosos, um procedimento de segurança ao usar o elevador é evitar entrar nos equipamentos com capas e guarda-chuvas encharcados. A água dos objetos deve ser escorrida antes de entrar na cabine. Em locais onde há risco de alagamento, o recomendado é parar o elevador em andares altos.

Você também pode ficar atento a alguns detalhes de funcionamento para saber se o elevador do seu prédio está precisando de manutenção ou necessita ser trocado. A formação de degraus entre a cabine e o pavimento e o excesso de trancos nas partidas e paradas não são bons sinais. Consulte também conselhos gerais para prevenir situações de risco em sua casa.

Fonte: UOL

0 Comentários - Comente Aqui:

Postar um comentário

Comente Aqui.