segunda-feira, 25 de abril de 2011

O que devo fazer para deixar minha sala de estar menos impessoal?

Para a sala da internauta Priscilla Felix, o decorador Marcelo Steiner recomenda a colocação
de uma mesa de centro e a troca do revestimento preto das poltronas e pufe por um tecido claro

A leitora do UOL Casa e Imóveis Priscilla Felix decorou a sala de estar de sua casa, mas não está totalmente satisfeita com o resultado. Apesar de acompanhar as dicas de decoração, a internauta acha que ainda não acertou. Vejam abaixo o que ela pode fazer para melhorar o espaço, evitando a cara de apartamento decorado e sem personalidade.

Menos feminilidade

Confesso que não desgosto da sala de Juliana, ainda que a decoração tenha uma pegada feminina demais. O sofá com estampa floral é simpático e fica bem em destaque em função das outras peças mais neutras usadas no living. Mas a estrutura metálica na parede, com vasinhos para velas e flores, ficou um pouco exagerado. O ideal seria usar cada uma das peças em um ambiente diferente, para não ficar combinando demais.

Obras de arte deixam qualquer sala mais bonita. Prefiro não recomendar nada específico porque cada um tem um gosto particular. Mas sugiro algo menos pretensioso, como fotos legais, de tamanho médio, com moldura discreta. Cuidado apenas na escolha do tema para não deixar a casa feminina demais!
Steiner recomenda substituir o suporte decorativo
de vasos e velas por fotos com molduras simples

Tecidos

Priscilla acertou no tapete de pelo alto, que deixa a sala mais gostosa. Os demais elementos, no entanto, seguem o caminho contrário. A persiana horizontal, que deixa transparecer a copa das árvores, é muito fria. No lugar dela, usaria uma cortina de tecido do piso ao teto. Tecidos leves e transparentes, como gaze de linho, têm o mesmo efeito da persiana, mas vestem melhor a sala.

As duas poltronas giratórias pretas estão na proporção correta. Mas em vez de couro sintético, por que não usar um tecido mais claro e com toque mais aconchegante, como a sarja. Uma boa cor para dialogar com o rosa do sofá é o cinza. Aliás, cinza e lilás são uma combinação poderosa. Adoro!
O pufe de couro preto, em frente às poltronas, também deveria ter o revestimento trocado. Um tecido de algodão cru ficaria ótimo. Se a Priscilla quiser ousar mais, uma estampa que converse com o floral do sofá também é bem vinda. Listrados com tons de vermelho ficam bacana.

Personalidade

Uma mesa de centro é essencial em qualquer sala de estar. É onde os convidados vão apoiar copos, onde ficam as revistas, livros e controles remotos. Uma baguncinha (se estiver bem organizada) deixa o espaço mais interessante. Empilhe as revistas do mês; deixe um livro de que você gosta à disposição dos amigos; e tenha peças divertidas (nada muito erudito ou sensível, que quebre fácil) para entreter seus convidados.

Casa arrumada demais é chato. Uma certa desorganização é bem vinda. A casa precisa refletir a personalidade de seus habitantes. Não pode parecer um lounge de hotel, nem recepção de empresa. Senão seus amigos e o pessoal da família não ficam à vontade. E casa tem que ser acolhedora, um refúgio. O lugar que todo mundo gosta de ficar, sem saber direito o porquê.

Fonte: Uol

0 Comentários - Comente Aqui:

Postar um comentário

Comente Aqui.