quinta-feira, 17 de março de 2011

Como proteger a sua casa dos raios

Especialmente no verão, época de fortes chuvas,  as tempestades costumam vir acompanhadas de trovões e raios que iluminam o céu num espetáculo de causar calafrios. Eles devem mesmo ser temidos: a descarga elétrica de um relâmpago pode atingir 125 milhões de volts. Imagine o que pode acontecer se um raio atingir as proximidades de uma casa cuja rede elétrica foi planejada para administrar voltagens de 90 a 240 volts, ou seja, milhões de vezes menores! Além de queimar aparelhos elétricos, os raios podem causar incêndios e danos na estrutura das edificações. A proteção ideal contra esses acidentes engloba uma abordagem com procedimentos tanto para o interior como para o exterior da sua casa. Vamos a eles:

Instale um pára-raios na sua casa

Os pára-raios são a melhor proteção para o exterior da sua casa. O trabalho deles é atrair os raios e conduzi-los de maneira mais segura até o solo, onde a eletricidade será dissipada.  Os pára-raios servem para proteger as estruturas de sua casa e prevenir contra incêndios, embora não possam evitar que a grande quantidade de energia descarregada cause danos nos aparelhos elétricos. Para esses, a abordagem é interna e será explicada a seguir.

Proteja seus eletrodomésticos

Os estabilizadores que encontramos em lojas de informática a preços bem acessíveis protegem os aparelhos eletrônicos contra oscilações da rede elétrica, entretanto, podem não suportar a força de correntes elétricas descarregadas por raios que atinjam as proximidades de sua casa.

Com o avanço das tecnologias, já existem no mercado outros dispositivos bastante eficazes contra os efeitos negativos da sobretensão em redes de energia elétrica. Os chamados Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS) são uma boa opção. Eles são instalados junto aos disjuntores e atuam como uma espécie de pára-raios interno na proteção de equipamentos conectados às redes de energia e telecomunicações.

De qualquer maneira, ao notar que uma tempestade se aproxima, desconecte todos os fios dos seus aparelhos eletrônicos. Essa simples atitude pode prevenir de acidentes seus eletrodomésticos.

Contrate um seguro para proteger sua casa

Se na região na qual sua casa está localizada tem histórico de muitas tempestades de raios, procure uma seguradora de confiança e adquira um tipo de apólice que cubra incêndios, danos elétricos e problemas por curto-circuito ou variação de tensão.

São as precauções tomadas em dias de sol que protegerão nossas casas em dias de chuva. Mas, lembre-se: em caso de tempestades, não fique descalço, evite usar telefones com fio, ficar próximo a tomadas e canos, janelas e portas metálicas, tocar em qualquer equipamento ligado à rede elétrica ou fazer atividades ligadas ao uso de água como tomar banho, lavar a louça ou as mãos.

Por: Bebel Ferreira - UOL 

0 Comentários - Comente Aqui:

Postar um comentário

Comente Aqui.