terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Residência passa por uma cirurgia geral

Reforma altera telhado e fachada de uma casa dos anos 1980 no bairro Ipanema, em Porto Alegre, amplia área e remodela o projeto de interiores

Tinta acrílica fosca clara contribuiu em grande parte para o clareamento que o projeto de reforma – da engenheira civil e decoradora Rosane Dulinski, com a colaboração da arquiteta Karen Freitas Alves – promoveu para esta casa na Zona Sul de Porto Alegre. A construção dos anos 1980 era escura também internamente. Com fachada Norte, voltada para o Morro do Osso, teve retiradas as plaquetas cerâmicas e as telhas de fibrocimento – estas substituídas por telhas do tipo shingle, para reduzir o calor e contribuir com a estética, sem pesar na estrutura. Para solucionar a reduzida ventilação, entraram em cenas novas esquadrias de PVC com telas mosquiteiras em quase todas as aberturas. 


À sensação de amplitude visual se somou o aumento real de metragem de 50 metros quadrados: a moradia implantada em terreno de 450 metros quadrados passou para 300 metros quadrados de área construída.  



– Colocamos uma sacada na parte superior e criamos uma pérgola de grápia para abrigar carros, deixando a antiga garagem como salão de festas, e demolimos um puxado lateral à cozinha para dar maior ventilação – conta a engenheira.

Jogo de velho e novo
De demolição, a nova porta de entrada convive com as duas janelas de madeira frontais da casa, mantidas do projeto original. No interior, a marcenaria foi refeita com jogo de antigo e atual.
– Usamos demolição com MDF laqueado branco, com detalhes coloridos nos tecidos para trazer descontração e alegria aos ambientes – diz Rosane. 

 A fachada antiga recebeu pintura sobre a alvenaria, recurso para clarear a frente, voltada para Norte.


A estrutura da lareira foi mantida, mas recebeu revestimento de mármore e madeira de demolição. A base neutra ganha colorido por meio dos estofados e acessórios em predominante vermelho.

Foco no convívio
Nesta reforma da engenheira civil e decoradora Rosane Dulinski, com a colaboração da arquiteta Karen Freitas Alves, não faltou a contemporânea integração de espaços para aumentar o conforto e facilitar o convívo. Nesse caso, a cozinha se uniu à antiga garagem, que virou churrasqueira e salão de jogos, com várias novas aberturas na estrutura de alvenaria. 



– Colocamos uma mesa de snooker junto à churrasqueira e fizemos um ambiente para o ateliê da dona da casa, uma artista plástica (os quadros e esculturas nesta sala são dela) – explica Rosane.
Na sequência dessa área, foi criado um ambiente para lavanderia, depois de ter sido demolida uma área lateral à cozinha que reduzia a luminosidade do setor e impedia a circulação lateral da casa.



Esta moradia, de um casal com dois filhos homens em idade universitária e dois cães, tem pisos práticos: em toda a área social e cozinha, mármore branco e, nos quartos, laminado flutuante. Tudo em prol do convívio, facilitado pelos espaços sem barreiras no setor de lazer.

Todas as áreas têm itens de conforto para a família desfrutar da nova casa antiga. Limpeza de elementos e cores ajuda a aumentar a luminosidade na residência após a reforma que levou três meses para ser executada.

Fonte: Pense Imóveis

0 Comentários - Comente Aqui:

Postar um comentário

Comente Aqui.