quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Saiba que ferramentas usar para cuidar do jardim

Para cuidar do jardim ou da horta, não importa se em um vaso ou no quintal, não basta apenas carinho. É preciso mais do que saber quais as espécies certas, o tipo de adubo ideal. É necessário, também, ter as ferramentas apropriadas para o cuidado das flores e árvores.


Para cuidar do jardim ou da horta, não importa se em um vaso ou no quintal, não basta apenas carinho. É preciso mais do que saber quais as espécies certas, o tipo de adubo ideal. É necessário, também, ter as ferramentas apropriadas para o cuidado das flores e árvores.  
O segundo item da lista é o garfo largo, que pode ser chamado, ainda, de sacho ou cultivador. Ele serve para o preparo do solo e para a retirada das ervas daninhas que eventualmente surgem no entorno das plantas e flores. Para esta ferramenta há, novamente, opções de fibra de vidro, resistentes às intempéries, e de alumínio, também leves. 
Para os trabalhos que exigem mais força, como romper superfícies, e para retirar as ervas daninhas pela raiz, o ideal é usar a enxadinha. Na foto, o modelo da Belotta apresenta a parte metálica em aço especial com revestimento antioxidante e cabo de madeira. 
Quem quer cuidar bem do jardim precisa ter, ainda, um transplantador. O equipamento se assemelha à pá, mas é mais estreito e possui marcação de profundidade. Isso porque, usado para retirar a terra na hora de acomodar a planta em um solo novo, é preciso saber a altura do buraco, a fim de permitir o crescimento da raiz no ritmo de cada vegetal. Em geral, a profundidade ideal para o plantio vem indica na embalagem da semente ou da muda. 
A tesoura para colheita e poda completa o "kit jardinagem" básico. Cada flor ou árvore tem seu período de poda, trabalho em que são retirados galhos e folhas mais antigos, a fim de deixar a planta usar sua energia na constituição de novas partes. Para a colheita, no caso de flores ou árvores frutíferas, a tesoura serve não só para cortar a ligação com o tronco, mas fazê-lo de forma delicada e sem danificar a estrutura do vegetal. Há diversos tipos de tesoura, com usos específicos para diferentes tamanhos de caules e também para necessidades dos diversos usuários. 
Se você quiser ampliar sua linha de ferramentas, dependendo do que cultiva no jardim ou no apartamento, pode adquirir um arco de serra, para galhos mais grossos; um serrote de poda, para os caules médios e grandes das árvores; pás maiores, para plantas cortar raízes e transplantar plantas e mudas de espécies de maior porte; entre outros itens. As informações são da Bellota. 


Fonte: Pense Imóveis

0 Comentários - Comente Aqui:

Postar um comentário

Comente Aqui.