segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Economize no Verão

O calor excessivo é um grande vilão para nossos bolsos. Recorremos ao ar-condicionado na hora de dormir, ventilador para quebrar o galho no meio da tarde, banhos demorados para refrescar até a alma. Temperaturas de até 40 graus exigem um bocado de energia - no caso, elétrica. O alívio, porém, dura pouco. Basta a conta chegar para deixar muita gente de cabeça quente.

Economizar é uma arte. Para ter sucesso nesta área, informação é fundamental. Você sabe quanto paga por oito horas de sono embaladas por um ar-condicionado? Quanto custa um banho mais demorado no chuveiro? A quanto sai, no final do mês, o consumo do ventiladorzinho da cozinha, para tornar o fogão um pouco menos insuportável? Certamente, muito mais do que imagina. Sabendo do aumento significativo do consumo de energia nesta época do ano, o país coloca em prática o horário de verão.  

Adotado pela primeira vez em território brasileiro no verão de 1931/32, a mudança de horário surgiu com a intenção de poupar eletricidade. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, esses quatro meses de pôr-do-sol tardio garantirão ao país uma economia de aproximadamente 5% no Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país. Mas o que começou como uma pura questão econômica, hoje garante segurança e lazer com uma hora a mais de claridade em dez estados brasileiros. 

A economia pode ser considerável para o governo, mas quando a conta chega o susto é grande. Se por um lado damos uma folga à luz por uma hora, por outro gastamos mais - e bota mais nisso - tentando burlar o calor.  

Veja no itodas do UOL dicas de quem entende do riscado. 

0 Comentários - Comente Aqui:

Postar um comentário

Comente Aqui.