segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Noroeste - Harmonia do Concreto com o verde

 








 
Na grande maioria das capitais do Brasil ou de outros países o concreto predomina sobre o espaço verde. O Noroeste é o oposto. Será um bairro com muita área verde e poucos prédios. O setor foi projetado para 40 mil habitantes. Da área total do bairro, não mais que 29% (313 hectares) são destinados a prédios, infra-estrutura, serviços e equipamentos urbanos.
 
A nova cidade-parque contará com apenas 44 superquadras, sendo 20 residenciais com 24 entrequadras comerciais. As quadras serão compostas por 418 blocos, dos quais 220 para habitação e 198 para comércio e serviços. As quadras residenciais terão 10 ou 11 projeções (lotes que podem ser totalmente ocupados por prédios), enquanto as comerciais podem ter 8 ou 9. Os blocos residenciais do Noroeste seguirão o padrão arquitetônico das superquadras do Plano Piloto: prédio de seis andares sobre pilotis. Os comerciais terão gabarito idêntico ao do comércio do Sudoeste: térreo e um pavimento. 
 
As superquadras do Noroeste   ficarão ao longo e o mais próximo possível do Parque Burle Marx. O projeto paisagístico e urbanístico das quadras prevê áreas com gramados e jardins, além de espaços arborizados com arbustos e árvores frondosas. As ruas serão largas, com calçadões, pistas exclusivas para ônibus, ciclovias e amplos estacionamentos. Tudo integrando o concreto ao verde.

Revista Terracap - 2008

0 Comentários - Comente Aqui:

Postar um comentário

Comente Aqui.