segunda-feira, 9 de maio de 2011

Forno a lenha ganha espaço em projetos de varanda gourmet



ESSA ÁREA GASTRONÔMICA projetada pelo arquiteto Helio Biancalana e pelo engenheiro José Alberto Mendes possui churrasqueira, fogão e forno a lenha de alvenaria revestidos com argamassa texturizada pintada de amarelo. O espaço de 100 m² tem fechamento de vidro para maior aproveitamento.

Na varanda desta casa em Alphaville, a arquiteta Cris Negreira criou um espaço para receber os amigos à beira da piscina em qualquer momento – para um churrasco durante o dia ou mesmo uma “pizzada” à noite. Por isso, instalou a churrasqueira e o forno a lenha (Chama Bruder) ao lado de uma pia de apoio, bancada e uma pequena geladeira.
Se eu fosse arquiteto minhas casas seriam planejadas em torno da cozinha. A frase é do escritor Rubem Alves, publicada no Correio Popular, em março de 2000. Para o autor, “o limpíssimo e apagado fogão à gás tomou o lugar do velho fogão de lenha. As cozinhas, agora, são extensões da sala de visitas. Mas isso é só para enganar. A alma delas continua a morar nas cozinhas velhas, agora transferidas para o quintal, onde a vida é como sempre foi. Lá é tão bom, porque é como já foi.”

Esse é um retrato fiel do caminho trilhado pelas casas brasileiras em busca do aconchego perdido. A tecnologia ganhou as cozinhas e, em plena era digital, o rudimentar forno caipira, criado há mais de 300 anos, mais do que nunca encanta os gourmets.

Além de ser uma forma de reunir em torno do fogo e nos aproximar do passado sem grandes esforços, a lenha garante um sabor diferenciado ao alimento. O calor uniforme produzido em seu interior faz as carnes ficarem mais úmidas e o cheiro do pão assando ou da pizza saindo quentinha do forno a lenha é de dar água na boca.

Esse acessório, típico das cozinhas da fazenda, pode ser incluído na área gourmet ou mesmo em uma varanda, ao lado da tradicional churrasqueira, resgatando o clima dos tempos antigos e tornando o ambiente o mais importante da casa. Inspire- se, a seguir, em três projetos de áreas externas nos quais o forno a lenha confere todo o seu charme rústico.

Veja mais AQUI

0 Comentários - Comente Aqui:

Postar um comentário

Comente Aqui.