domingo, 20 de março de 2011

O que é escada pressurizada que vemos principalmente nos condomínios?

Somos especializados em pressurização de escadas de Incêndio.Veja o esquema de pressurização abaixo:
 
Sistema Automático de Pressurização de Escada de Emergência

O sistema de pressurização de escada de emergência consiste de um arranjo eletro mecânico de ventilação forçada para a pressurização da escada de edifícios verticais, que insufla ar na caixa de escada mantendo uma pressão de 40 a 60 pa, com a finalidade de evitar a infiltração de fumaça, na eventualidade de incêndio.
 

O sistema compõe-se da instalação de um ventilador com motor elétrico, a ser montado em compartimento isolado. O ar externo será captado por veneziana de tomada de ar externo provida de filtro de partículas.
 

O insuflamento de ar para a escada de emergência será realizado diretamente na escada de emergência através do duto de descarga de ar, a partir do ventilador.

O Sistema de pressurização poderá ser acionado manualmente ou através dos sistemas e dispositivos descritos a seguir:
- Automaticamente, através de sistema de detecção de incêndio;
- Manualmente, através de botoeira, instalado na portaria do edifício;
- Manualmente, diretamente no quadro elétrico do ventilador.
O balanceamento da pressão de ar requerida na escada será controlado através de dampers manuais devidamente dimensionado, a ser instalado na descarga do ventilador.
 

O Sistema de Pressurização será instalado pela Arcinco, em conformidade com as normas da A.B.N.T. - Associação Brasileira de Normas Técnicas - NBR 9077 e Instrução técnica do corpo de bombeiros - IT - CB 13/01.

MAIS SOBRE PRESSURIZAÇÃO DE ESCADAS
Um sistema de pressurização visa manter sobrepressão do ar dentro da escada de emergência, evitando assim a entrada de fumaça e outros gases nocivos neste ambiente, mantendo a escada como rota de fuga em casa de incêndio. A Arsinco é pioneira na elaboração de projetos de pressurização de escada de emergência, tendo elaborado mais de 800 projetos de pressurização de escadas e de elevador de emergência em Brasília, Goiânia, São Paulo, Manaus, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Natal, Porto Alegre, Curitiba, Vitória, entre outros, para edifícios residenciais, comerciais e Shopping Centers. Nossos projetos de pressurização obedecem à norma da ABNT NBR 14880, a IT N° 13 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e a NT N° 13 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. Eles consistem em plantas detalhadas das casas de máquinas e de todos os pavimentos atendidos, memorial descritivo e ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) registrada junto ao CREA. 

Fonte: Arsinco

0 Comentários - Comente Aqui:

Postar um comentário

Comente Aqui.