sábado, 15 de janeiro de 2011

O que significa o "traço" de uma argamassa ou do concreto? E para que serve?


Um aspecto de obra muito pouco discutido entre leigos é o das misturas realizadas no canteiro. Se pararmos para pensar, areia, cimento, pedra e cal são elementos que todos conhecemos e sabemos que são utilizados na construção. Mas usados para quê? E como?
Esses insumos básicos compõem um sem número de procedimentos dentro de uma obra. Da concretagem das fundações à execução do reboco da casa, lá estão eles. A argamassa entre os tijolos de uma casa é uma mistura desses elementos, assim como o são a massa do contrapiso, e a argamassa de assentamento de azulejos. Mas cada uma desses aplicações requer uma mistura diferente, apropriada para cada caso. E a fórmula dessas diferentes misturas é chamada de traço.

Como uma receita de bolo

A forma mais fácil de entender os traços é compará-los às receitas culinárias. Para se obter uma massa de pizza, preparamos uma mistura de farinha, água, fermento e sal. Uma massa de bolo, utilizamos esses mesmos ingredientes e possivelmente mais alguns outros. Mas todo cozinheiro sabe que a receita, ou seja, a proporção entre as partes, é o que muda.
Assim como na culinária, o traço -isto é, a receita- é fundamental para obtenção do produto final adequado. Uma mistura equivocada causa prejuízo e pode até causar acidentes posteriormente.
Para obtermos concreto com uma determinada resistência, por exemplo, utilizamos um traço pré-estabelecido: a proporção entre areia, cimento, pedra e água estão definidas de antemão para que o material tenha a resistência requerida para determinada função. Se o trabalhador encarregado dessa mistura errar nos “ingredientes”, esse concreto poderá resultar menos resistente do que o esperado e, mais tarde, não suportar os esforços que a que estará sujeito -imagine o resultado catastrófico.

Pela segurança da obra

Para regular os traços apropriados para os diferentes usos na construção brasileira, existem normas, e a mais apropriada é a NBR 7200. Na sua obra, pergunte ao encarregado se ele sabe os traços necessários para as diferentes argamassas e em especial das resistências esperadas do concreto. Muitas vezes os traços vêm indicados nos projetos de engenharia, em uma fórmula por partes, dessa maneira:
Traço para argamassa de assentamento de tijolinhos: 1:2:8
O que significa: uma parte de cimento para duas partes de cal para oito partes de areia grossa. É importantíssimo seguir os traços indicados pela engenharia, caso eles existam.
Verifique também na sua obra se o seu encarregado de fato sabe o que está fazendo com os traços, em especial aqueles relacionados com o concreto feito in loco, por conta de sua enorme importância estrutural. Utilizar os traços corretos pode ser a diferença de anos a mais de durabilidade de sua casa, inexistência de trincas em sua fachada e ficar livre da dor de cabeça com muitas outras patologias.

0 Comentários - Comente Aqui:

Postar um comentário

Comente Aqui.